PORQUE SINTO DORES NA MUSCULAÇÃO OU PILATES?

Tempo de leitura: 2 minutos

É A HORA CERTA ?

É muito comum lermos testemunhos de pessoas que afirmam categoricamente, que a musculação ou o Pilates, pioraram suas dores lombares.

Mas porque isso acontece, se é notória a informação de que exercícios fazem bem àqueles que sofrem com ciatalgias e lombalgias?

Antes de lhe responder essa questão, preciso lhe colocar outra:

Há quanto tempo você não se exercita, se alonga ou se preocupa com sua postura no cotidiano?

Se a sua resposta for… Não me exercito nunca, não  me alongo e nem sei do que se trata essa tal da postura, realmente você poderá ter um sério problema ao começar uma rotina de exercícios pela musculação ou Pilates. Portanto, é uma hora muito errada para se iniciar essas atividades.     

O QUE FAZER ENTÃO?

Minha mãe sempre me diz que precisamos ter um pouco de médico dentro de nós, para refletirmos também sobre nosso estado e também avaliar, se o que o médico está nos dizendo está realmente batendo com o que estamos sentindo. Lembre-se: Quem sabe de sua dor é você!

Partindo desse princípio, pensemos:

Se você é um sedentário(a), como é que não irá sentir dores na musculação ou pilates, se sua musculatura está com tônus zero e flácida?

É claro que ao enfrentar uma sessão de musculação ou Pilates, você terá problemas e intensificará suas dores por conta disso.

Nesse caso e de preferência com uma boa avaliação clínica( Se for um bom médico fará isso ) a melhor coisa a fazer é começar do início , bem devagar e sem solavancos, para que seu corpo vá sentindo aos poucos que agora a conversa será outra e que de agora em diante, você vai adotar novos hábitos  em seu cotidiano.

 

COMEÇANDO DEVAGAR.

Quando digo devagar, é devagar mesmo. E a melhor e mais segura forma de se fazer isso, é iniciando seus exercícios pela famosa água.

A água, além de ter propriedades relaxantes, tem um fator preponderante e que faz toda a diferença para um herniado: A flutuação.

Com a flutuação, seu peso corporal é extremamente diminuído e isso faz com que seus discos intervertebrais fiquem descomprimidos durante toda a sua permanência na água.

Por conta disso, toda a sequência de exercícios poderá ser feita de uma forma muito mais confortável e sem prejuízos ao disco ou discos que estiverem com problema.  

Após 4 ou 5 meses de hidroginástica, acredito que estará apto a iniciar na musculação e/ou pilates.

Observação – Sempre que inciar uma atividade física, informe ao instrutor sobre seu problema, para que ele direcione os exercícios da melhor maneira possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *